Pedagogia de projetos: ano letivo sem mesmice


Projetos Pedagogicos - Ano letivo sem mesmiceNo dia 5 de junho de 2014 a diretora pedagógica de nosso site - Profª Paty Fonte - lançou oficialmente o seu segundo livro intitulado “Pedagogia de projetos: ano letivo sem mesmice”, publicado pela editora WAK.

O evento aconteceu no Restaurante Biscui localizado em Copacabana, Rio de Janeiro, e contou com a presença ilustre de outras escritoras, como: Fátima Alves, Selma Inês Campbell, Mônica Waldhelm, Márcia Lisboa, entre outras.

Sobre o livro:

A presente obra se preocupa em alertar os docentes para que não transformem seus alunos em meros espectadores, em uma plateia que concorda com tudo, sem argumentar e criar. Assim sendo, por meio de artigos, reflexões e sugestões de aulas, apresenta a base da Pedagogia de Projetos – onde o aluno é o autor de sua própria história. Torna-se um material fundamental ao professor no momento de planejar atividades originais e dinâmicas no decorrer do ano letivo, sugerindo projetos que fogem do tradicional, mas a partir das temáticas que as escolas costumam trabalhar.  Neste sentido, as datas comemorativas valorizam a participação ativa dos educandos, propondo-os vivências de situações – problema sobre os quais terão de refletir e se posicionar.

 

O que a autora defende:

São muitas as reclamações, as dúvidas dos docentes em relação ao comportamento de uma nova geração que não aceita o autoritarismo, a decoreba, a leitura sem significado. Tudo isso gera ansiedade de ambas as partes e traduz a urgência de mudança de postura.

O ensino tradicional baseado na transmissão e acúmulo de informações - aquilo que Paulo Freire chamava de "educação bancária” não condiz com a sociedade da informação, globalizada e multimídia. A Pedagogia de Projetos é um recurso eficaz na mudança da realidade do baixo rendimento escolar, da evasão, da indisciplina e desmotivação, pois estimula uma prática refletida e ativa onde pensamento e ação estão interligados.

Há necessidade de se formar homens investigadores, autônomos e gerenciadores de informações, conscientes e participativos na sociedade e não acumuladores de conhecimentos.

Nesse sentindo a escola não pode ser um mundo a parte. Enquanto espaço educativo, ela tem que estar vinculada ao mundo real, concreto.

Importante:

O livro não tem a pretensão de ser um guia, mas sim de inquietar e mostrar caminhos possíveis, diferentes do habitual para que, pouco a pouco, os professores possam ousar e desenvolver trabalhos significativos com base em projetos.

O livro já está disponível à venda nas melhores livrarias do país. Comprando-o em nossa loja virtual segue autografado pela autora.

Garanta seu exemplar autografado pela autora - R$46,00

Promoção especial para Secretarias de Educação que adotarem o livro neste período de lançamento – Saiba mais aqui!

  • Profa. Paty Fonte na noite de autógrafos
  • Profa. Paty Fonte e Profa. Mônica Waldhelm
  • Professoras: Mônica Waldhel, Selma Inês Campbell e Paty Fonte
  • Professoras: Fátima Alves e Paty Fonte
  • Professor Alexandre, representante do site Brincar sem TV e Paty Fonte
  • Profa. Paty Fonte e Equipe WAK Editora
  • Professoras: Luciana Martins Maia, Maria Paula, Fátima Alves e Paty Fonte
  • Professoras: Márcia Lisboa e Paty Fonte
  • Priscila Hemery designer da capa do livro e do site PPD, Profa Paty Fonte e a bebê Alice
 

Contrate a Profª Paty Fonte para palestrar em sua instituição ou evento - clique aqui!


 

 

blog comments powered by Disqus