Volta às aulas

Projeto volta às aulas: adaptação e acolhimento

SNo início do ano letivo a criança trava conhecimento com um novo espaço que é físico e também subjetivo, já que envolve sentimentos e relações. Neste momento é primordial favorecer um ambiente rico em estímulos, onde a criança possa conhecer e viver novas experiências, expressando seus pensamentos e emoções livremente. Para tal, é preciso atentar que o período de adaptação é delicado e exige a participação de todos os componentes da comunidade escolar: pais, professores e demais funcionários da instituição na qual a criança está inserida. .

Leia mais

O contrato didático / pedagógico

Uma ferramenta útil na relação entre professor e seus alunos - possível de ser utilizada da Educação Infantil ao Ensino Médio e Universitário.

Contrato didáticoO termo contrato didático surgiu em 1982 sendo definido por Guy Brousseau como: “o conjunto de comportamentos do professor que são esperados pelo aluno e o conjunto dos comportamentos do aluno que são esperados pelo professor. Tal contrato é o conjunto de regras que determinam o que cada elemento da relação didática deverá fazer e que será, de uma maneira ou de outra, válido para o outro elemento. Ou seja, é o conjunto de relações estabelecidas entre o professor, os alunos e o conhecimento. São as expectativas do professor em relação aos alunos e destes em relação ao professor, incluindo-se, nessa relação, o saber e as formas como esse saber é tratado por ambas as partes.”

Leia mais

Mudança de Escola - uma decisão de vida

AlunoToda mudança requer coragem e gera insegurança. Muitas vezes, mesmo certos de que será positiva a decisão de mudar, precisamos de incentivos que nos auxiliem a entrar no ritmo do desconhecido. Se assim acontece com adultos, imaginemos com crianças e jovens...

Uma mudança de escola influencia diretamente em suas vidas, já que altera as rotinas e pode ser catastrófica se não houver o período de adaptação e o acolhimento necessário. Há inúmeros relatos de alunos que perderam o ano por não se adaptar à mudança, necessitando de tratamento psíquico e psicológico prolongado.

Leia mais