Desenvolvimento dos bebês do 6º ao 10º mês

Paty Fonte

BebêNo sexto mês o bebê já consegue puxar e segurar objetos ouve e enxerga quase tão bem como os adultos. Para estimular seu ritmo e coordenação ofereça itens onde ele possa batucar: tigelas de plástico, caixas de sapato, bandejas, panelas de metal, entre outros. Além disso, estimule bastante todos os seus sentidos. O bebê vai adorar apertar uma bola de plástico macio, passar a mão por texturas ou babar em um mordedor gelado.

No sétimo mês o bebê começa a entender a relação de um objeto com o outro em um espaço tridimensional. Para desenvolver ainda mais essa habilidade coloque-o em uma piscina de borracha ou plástico. Você pode enchê-la com balões, jornais, algodão,. folhas de papel manteiga, folhas secas, palha, etc. No verão a piscina pode ficar ao ar livre e ser cheia com um pouquinho d’água. Então ponha dentro dela copos de iogurte limpos e vazios, colheres de plástico, forminhas (daquelas de brincar na areia) e vasilhas. Deixe o bebê brincar e experimentar os materiais.

Geralmente, é com 8 meses que a criança entra na fase do engatinhar, o que significa um grande progresso nas suas funções motoras, coordenação, equilíbrio e desenvolvimento mental. Para brincar e estimular pregue várias folhas lisas de papel alumínio no piso. Os bebês irão engatinhar sobre elas e ficarão admirados de poderem ver seu próprio reflexo como se o chão fosse um espelho.

Com 9 meses o bebê está quase apto a andar e não para quieto. A fim de desenvolver sua capacidade cognitiva e de raciocínio, além da habilidade de solucionar problemas proporcione aventuras, como: túnel para bebês - feito com caixas de papelões grandes, diferentes bolas e almofadas, bóias, animais de plástico estilo “João Bobo”, balões de ar, colchas, etc. Na primeira vez deixe as próprias crianças experimentarem as possibilidades de brincar com os materiais ao seu dispor. Quando elas não souberem o que fazer, mostre-as antes como podem brincar. Engatinhar dentro do túnel, brincar com os balões, construir torres com os travesseiros e almofadas, etc.

O décimo mês é uma fase plena para evolução motora. Com objetivo de desenvolver no bebê a percepção de diferentes formas, cores e estruturas tridimensionais. Faça uma cola: misture em uma panela 1 litro de água, 3 colheres de sopa de farinha de trigo e 1 colher de vinagre. Mexa até engrossar e deixe esfriar. Dê às crianças diversas revistas para recortarem com as mãos (sem tesoura). Coloque sobre a mesa uma folha de papel Kraft já pincelada com cola de farinha em toda a área. Deixe à disposição da criança os vários tipos de papel e recortes de revistas para que elas brinquem de colar no papel Kraft.

Confira a matéria completa publicada na revista Amae Educando

Leia também:

Saiba mais!

Projeto Berçário
Projeto Bercario

O projeto oferece subsídios para pais e professores realizarem atividades que ampliam os horizontes dos bebês levando-os a explorar o espaço ao seu redor com confiança e afeto. Ao todo são mais de 70 dicas de atividades práticas. O referencial teórico que embasa o projeto enfatiza questões importantes sanando as principais dúvidas dos adultos. Atinge alunos de 0 a 3 anos.

Duração: Todo ano letivo. 96 páginas

Adquira o seu!

 

Paty FontePaty Fonte (Patricia Lopes da Fonte)

Educadora especialista em pedagogia de projetos, escritora, autora dos livro “Projetos Pedagógicos Dinâmicos: a paixão de educar e o desafio de inovar” e "Pedagogia de Projetos - Ano letivo sem mesmice", publicados pela editora wak; autora e tutora de cursos presenciais e on-line de educação continuada a docentes, coach, palestrante.

Idealizadora e diretora dos sites: www.projetospedagogicosdinamicos.com ewww.cursosppd.com.br

Twitter: @PatyFonte Blog: www.patyfonte.com.br

Contrate a Profª Paty Fonte para palestrar sobre este tema - clique aqui!

 

 

 

blog comments powered by Disqus