Você já pensou como o desenho infantil é importante?


Nancy Rabello

Desenho infantilComecei a trabalhar com os desenhos infantis a partir do meu mestrado, por meio dos desenhos observei como as crianças viam a bruxa nos contos de fadas. E foi muito interessante, surgiram bruxas de óculos , bruxas “tipo super homem “ e poucas usavam roupas pretas e roxas .

E então me apaixonei por esta linguagem que é o desenho. Resolvi ir além, observar as simbologias, a localização no espaço, como elaboram seus bonecos girinos, e suas figuras humanas, suas casas e arvores. Todos estes aspectos são importantes, quando olhamos para um desenho.

Nós adultos, muitas vezes não damos a devida atenção ao desenho das crianças nessa etapa de suas vidas, às vezes, consideramos meros “rabiscos”, mas este desenho são muito valiosos, trazem inseridos no seu bojo, conteúdos simbólicos, que vem do inconsciente, e nos revelam aspectos importantes sobre as crianças, ate porque, elas ainda não conseguem se expressar adequadamente por meio das palavras

Ao escrever o livro “O desenho Infantil”, acreditei trazer aos professores de crianças da faixa de 2 a 6 anos , assim como, coordenadores e logico os arteterapeutas, um novo olhar para os desenhos das crianças , buscando uma maior compreensão de seus traçados , das formas que usa. Observar as cores que usa, e como elabora seu desenho na folha.

Cada criança é única e singular, e traz para o papel , quando desenha , sua história, o que lhe acontece, ou o que gostaria de viver, seus anseios, medos e alegrias.

Traz diferentes conteúdos, os quais podemos, por meio da observação, e dos estudos, começar a perceber , e desta maneira, conhecer um pouco mais sobre esta criança, que nos fala, por meio de seu desenho , sem usar a palavra, mas nos fala por meio de cores e formas.

Vários foram os estudiosos que se preocuparam com o desenho da criança, observando as etapas de seu desenvolvimento, os estágios pelas quais elas vão passando. Estas informações são importantíssimas para sabermos, por exemplo, se a criança esta dentro do esperado para sua faixa etária, sempre lembrando, que o desenvolvimento infantil , acontece em diferentes aspectos, e que as crianças as vezes se desenvolvem mais no motor , e demoram mais para falar , ou vice versa , portanto sempre tenho o cuidado de colocar que por volta de .... certa idade , espera O desenho infantilse que ....

Eu trabalho com os desenhos, baseada nos pressupostos da Arteterapia. A Arteterapia, nesse contexto, vai buscar trabalhar com as imagens trazidas nos desenhos e, para tanto, devemos ser atentos e observadores, buscando captar o que estes desenhos trazem do interior de cada ser que desenha, quais os símbolos contidos. Agindo de maneira preventiva, o profissional arteterapeuta poderá desenvolver atividades que favoreçam às crianças por exemplo para um melhor entrosamento em sala de aula , uma melhor qualidade de vida, assim como, poderá sugerir aos pais algumas maneiras de lidar melhor com seus filhos em relação às questões do dia a dia, que podem ser trazidas nos desenhos, e desta forma, revelar situações, que necessitam ser olhadas com cuidado.

Saiba mais!

Projeto Arte na Escola
Projeto Arte na Escola

Oferece propostas adequadas, que respeitam e estimulam as experiências das crianças com: lápis de cor, de cera, tintas, sucata e modelagem. Atinge alunos da Educação Infantil ao 2º Ciclo do Ensino Fundamental.

Duração: Todo ano letivo. 48 páginas

 

Prof. Marcos CordiolliNancy Rabello – pedagoga, psicopedagoga e arteterapeuta. Mestra em Educação, arte e História da Cultura. Autora do livro “O desenho Infantil” – Editora WAK.

Contato: http://www.nancyarteterapeuta.blogspot.com.br/

 

 

 

blog comments powered by Disqus