Cursos PPD

EDUCAÇÃO CONTINUADA A DOCENTES

 

Curso Online Desenvolvendo Bebês - 80 horas

Inscrições abertas!

Curso Desenvolvendo Bebês

Inscreva-se efetuando o pagamento através do botão abaixo

BLACK FRIDAYl!

70% de desconto!


Justificativa :

Baseado nos pressupostos de Vygotsky e Piaget sobre o desenvolvimento infantil e a construção da aprendizagem o curso propõe uma reflexão acerca da importância das instituições de Educação Infantil, especialmente as creches, para o desenvolvimento humano.

A palavra creche, segundo Sacconi (2001), significa "estabelecimento que se encarrega de cuidar de crianças até dois anos", ou "asilo diurno em que as mães trabalhadoras podem deixar seus filhos pequenos". De acordo com essa visão, muitas creches têm desenvolvido seu trabalho, ficando a finalidade educativa em segundo plano.

Embora as crianças desenvolvam suas capacidades de maneira heterogênea, a educação tem por função criar condições para o desenvolvimento integral de todas as crianças, considerando, também, as possibilidades de aprendizagem que apresentam nas diferentes faixas etárias através de uma atuação que propicia o desenvolvimento de capacidades envolvendo aquelas de ordem física, afetiva, cognitiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social.

As creches fazem parte desse contexto educacional. É nelas que a criança pequena irá desenvolver as primeiras habilidades e capacidades que a tornará capaz de desempenhar seu papel de aluno no futuro.

Com base nesses dados o curso questionará:

  • Como as creches têm desempenhado o seu papel pedagógico no trato com as crianças de zero a três anos?

  • Qual a percepção dos professores dessas instituições quanto ao seu papel de educador?

Lançadas as questões refletiremos sobre possíveis caminhos para um trabalho pedagógico de qualidade nos berçários e creches.

O curso se estende aos pais e cuidadores de bebês que não frequentam creches, oferecendo subsídios para que possam proporcionar atividades que estimulam aprendizado e um desenvolvimento saudável e feliz dos pequenos.

Objetivos:

  • Analisar a atuação pedagógica das creches assim como de seus professores, no sentido de cumprir o seu papel educativo.
  • Refletir se o trabalho com as crianças de zero a três anos nas creches e berçários tem se desenvolvido com objetivo pedagógico ou puramente "zeloso", buscando vislumbrar possibilidades de atuação.
  • Contribuir para a formação de crianças livres para pensar, aprender e ensinar sem que suas características individuais sejam modificadas, preparando-as para interpretarem o mundo em que vivem.
  • Contribuir para o desenvolvimento de espaços de educação que visem atender às necessidades psicossociais das crianças, ampliando suas experiências e estimulando seu interesse pelo processo do conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade.

Conteúdo programático (dividido em 8 módulos):

  1. Desenvolvimento motor e cognitivo da criança.

  • A importância do brincar e a aprendizagem na creche.

  • Período de adaptação.

  • Atividades para cada nível de desenvolvimento dos bebês – as quais podem ser trabalhadas também em casa pelos pais e cuidadores.


  1. Profissionais de creche: cuidado e educação

  • O ambiente da creche funcionando como instrumento pedagógico e não apenas um local para deixar crianças.

  • Conforto, asseio, acolhimento e afetividade.

  • Intervenção pedagógica.

  • Em casa também é preciso atentar para um ambiente propício ao desenvolvimento sadio, feliz e seguro para os bebês.


  1. Fundamentos da Educação Infantil

  • Processo Histórico: Ética e Responsabilidade do Profissional que trabalha com Bebês e Crianças.

  • O direito à creche garantido pela LDB.

  • Aos pais: Colocar ou não o bebê na creche? Como escolher a creche ou escola certa?


  1. Caracterização do espaço escolar

  • Rotina como aliada da aprendizagem: nas tarefas do dia-a-dia: o que se aprende comendo, brincando, organizando o ambiente e fazendo a higiene?

  • Organização da equipe de profissionais: como formar um sistema realmente eficaz dentro do berçário/creche.

  • Família só cuida e educa ou também pode ensinar?


  1. O cotidiano da creche e das famílias

  • Primeiros Socorros: como proceder em casos de emergências.

  • Relaxamento, shantala e outras técnicas.


  1. A relação escola-família: sintonia necessária para manter a qualidade do trabalho em berçários e creches.


  1. A creche e sua função pedagógica.

  • Projetos didáticos e/ou pedagógicos para o Berçário/Creche – Qual o melhor, como planejar e como implantá-lo.

  • Aos pais: meu bebê está se desenvolvendo corretamente?

 

  1. Sanando as dúvidas, lançando questões, elaborando projetos de trabalho e planejando atividades.

 


O trabalho desenvolvido em uma creche é fundamentalmente um trabalho de equipe. A variedade de situações que acontecem na creche, a rotina flexível, as diferenças individuais, o processo de crescimento das crianças apresentam conflitos e desafios.

O trabalho profissional pensado, avaliado e modificado pelos próprios participantes, passa a ter maior significado, contribuindo para um maior envolvimento e garantindo a qualidade.



Autoria e tutoria: Profª Patrícia Lopes da Fonte ( Paty Fonte) - Educadora carioca especializada em pedagogia de projetos. Idealizadora e diretora do site Projetos Pedagógicos Dinâmicos. Defende uma educação inovadora, prazerosa e de qualidade baseada na construção do conhecimento. Autora dos livro “Projetos Pedagógicos Dinâmicos: a paixão de educar e o desafio de inovar” e "Pedagogia de Projetos - Ano letivo sem mesmice", publicados pela editora wak; autora e tutora de cursos presenciais e on-line de educação continuada a docentes, coach, palestrante. Acredita que educação gira em torno de estar entusiasmado com algo, e que paixão é fundamental no processo ensino-aprendizagem.

Nosso curso é indicado para: Pais, profissionais de creche, berçaristas, cuidadores, pedagogos, psicopedagogos, coordenadores pedagógicos, supervisores e orientadores educacionais, diretores de escolas, estudantes de pedagogia e licenciaturas, estagiários na área de educação e demais profissionais interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre o assunto.

Preço e material: O investimento neste curso é de: R$ 85,00 (oitenta e cinco Reais). Incluindo certificado online.

Carga horária: A carga horária estimada para esse curso e de 80 horas/aula, divididas entre estudos e interação online e pesquisas offline. O horário de estudos é determinado pelo próprio aluno de acordo com sua disponibilidade.

Requisitos Necessários: Computador com acesso a internet. E necessário que o aluno saiba navegar pela internet, fazer download de arquivos e enviar e-mail. Os alunos receberão orientações e manuais para que possam navegar na plataforma virtual de aprendizagem e utilizar as ferramentas disponíveis, além de acesso constante ao suporte técnico e pedagógico.

Avaliação e Certificado: Os cursos online estão classificados como cursos livres de atualização, aprimoramento, qualificação profissional e pessoal sob a perspectiva de Educação Continuada. Todos os cursos e oficinas com menos de 200h/a estão isentos de qualquer reconhecimento pelo MEC ou Secretarias de Educação - Base legal: Lei de Cursos Livres, nº. 9394/96 art. 67 e 87, inciso III e Parecer nº. 64/2004 - CEDF.
Os alunos que concluírem 75% das metas do curso, obterão o certificado.

Formas de pagamento: O pagamento é realizado através do sistema Pag Seguro, que aceita cartões de credito, debito automático em conta ou boleto bancário – que pode ser pago em qualquer agência ou em lotéricas. Esse tipo de pagamento é rápido e seguro, garantido pela UOL que mantém sigilo absoluto dos dados. Pagamentos à vista também podem ser realizados através de depósito bancário, a combinar via e-mail.

 

Restando-lhe alguma dúvida entre em contato conosco que responderemos com carinho: ppd@projetospedagogicosdinamicos.com

Agradecemos muito a preferência e confiança por nosso trabalho e nos colocamos a disposição para o que desejar e/ou necessitar.

www.projetospedagogicosdinamicos.com

www.cursosppd.com.br

 

 

blog comments powered by Disqus