Ser professor


João Beauclair

Professora

Ser professor é saber que o desafio de olhar a educação do nosso tempo exige-nos uma perspectiva humanística e interdisciplinar. É saber da necessidade de resgatarmos a solidariedade, o dinamismo e o compromisso com a autenticidade e unicidade de cada ser. É saber que somos todos aprendentes na magia da vida.

Ser professor é sentipensar que não existe uma única abordagem que consiga dar conta da complexidade de nosso tempo e que nossa tarefa maior é a de nos responsabilizarmos por nossas ações, com humildade, compreensão, amizade, amorosidade, parceria e criatividade. Ser professor é desejar uma Educação para a Paz, onde sejamos parcelas da Luz que emana para a construção do Bem, do Belo e do Divino na Vida, no Mundo, em nós.

Ser professor é saber-se Ser de incompletudes e, por isso, desejar seguir aprendendo a cada dia, no sentido de ser um Ser melhor, para si mesmo, para os outros e para o humano mundo. Ser professor é, também, não-saber, um necessário primeiro passo de nossas consciências para a busca por mudanças e novas aprendências.

Ser professor é saber que precisamos ensinar, deixar uma marca e exercer nossa autoria de pensamento, colaborando na superação de limitadas práticas pedagógicas, mesmo que muitos acreditem que não há mais nada a fazer. Ser professor é saber que a razão de nosso exercício na docência encontra-se no propósito de ensinar aos nossos aprendizes, mostrando possibilidades, despertando potencialidades, enxergando os outros e dispondo-se ao diálogo e à interação, superando desnecessários confrontos e revelando plenitudes de si mesmo, compartilhando dilemas, histórias, vitórias, movimentos, lutas e lidas imanentes em cada um de nós.

Ser professor é sempre buscar o tempo de semear, conclamando histórias e oportunidades para ressignificar os sentidos do existir, importando-se com a semente, mas sem esquecer de preparar com o arado da Amorosidade o solo onde cada uma delas será depositada. Ser professor é seguir acreditando na Vida, na Poesia, apostando numa Pedagogia da Amorosidade que, com nossas intervenções e invenções, realmente nos faz acreditar que um outro mundo é, de fato, possível.

 

Prof. JoãoProfessor João Beauclair é Doutorando em Intervenção Psicossocioeducativa pela Universidade de Vigo, Ourense, Galícia, Espanha. Docente de Pós-Graduação, Assessor Educacional, Palestrante e Conferencista Internacional sobre temas motivacionais, organizacionais, educacionais e psicopedagógicos. Autor de diversos artigos e livros, entre eles: “Para Entender Psicopedagogia: perspectivas atuais, desafios futuros”. Rio de Janeiro: WAK Editora, 2006, (terceira edição, 2009), “Dinâmica de grupos: MOP Metodologia de Oficinas Psicossocioeducativas”. Editora WAK, Rio de Janeiro, 2009, “Incluir, um verbo/ação necessário à inclusão: pressupostos psicopedagógicos” Pulso Editorial, São José dos Campos, São Paulo, 2007 e “Me vejo no que vejo”: o olhar na práxis educativa psicopedagógica. Exclusiva Publicações, São Paulo, 2008.

Site pessoal: http://www.profjoaobeauclair.net E-mail: joaobeauclair@yahoo.com.br
Currículo Lattes disponível em http://lattes.cnpq.br/3331453713583083

 

 

blog comments powered by Disqus