Ateliê de arte na escola

ArteNo Brasil, na maioria das escolas, as aulas de artes são ministradas pela professora de classe, sem um espaço especial para desenvolver as tarefas por ela propostas. Não raras vezes, nos murais de exposição, vemos expostas obras realizadas pelas crianças, fazendo releituras de obras de artistas, interpretando obras específicas, mas criando pouco. Nas exposições, vemos, por exemplo, repetições dos Girassóis, de Van Gogh, ou de obras de Tarsila do Amaral, tantas vezes quantos forem os alunos da classe. Todas usando tons parecidos, tentando reproduzir a obra original. Será que essa forma de trabalho, tão difundida nas escolas e, principalmente, nas de Educação Infantil, é de fato uma forma de trabalhar a sensibilidade necessária para a expressão artística? Propõe a observação, a contemplação, a experimentação?

Leia mais

Livros para colorir – porque apenas pintar NÃO É ARTETERAPIA

Teatro... um livro para colorir não pode ser reconhecido como Arteterapia. Para que a Arteterapia seja vivida, de fato, é necessário um Arteterapeuta que reconhecerá as técnicas expressivas adequadas ao paciente em terapia, bem como o material que naquele momento será mais apropriado para que as imagens do inconsciente se torne obra e, dessa forma, como símbolo projetado, o autor da obra o reconheça e o transforme em arte levando-o a caminhar em busca de si dentro da existência social.

A Arteterapia proporciona a busca da individuação, o reconhecer-se e o aceitar-se e isso um livro de banca de jornal ou livraria jamais proporcionará.

Leia mais

"Oficina Descomplicando a musicalização - Educação musical para não-músicos" 

Como tornar uma aula de música atrativa na educação infantil? Como construir um repertório de músicas e atividades originais que consigam prender o interesse das crianças?
Foi pensando nisso, e fazendo uso da experiência adquirida em sala de aula, que o Prof. Marcelo Serralva criou seu site e organiza Oficinas de Musicalização Historinhas e Brincadeiras Musicais, voltada para educadores e interessados no assunto.

 

Leia mais

Reciclando Giz de Cera

Girassois

Pedaços quebrados de giz de cera... Você já se perguntou o que fazer com eles?

Nas escolas sobram vários, mas em casa também. Atenção, pais e professores: Nunca mais joguem fora aquele giz velho, usado ou quebrado. Guarde tudo em um pote e pode misturar marcas e cores.

 

Leia mais

Projeto "Os Girassóis" - Vicent Van Gogh

Girassois

O trabalho artístico possibilita ampliar as formas de expressão e o universo criativo e imaginário das crianças.

Sendo uma forma de linguagem, a Arte justifica sua forte presença na educação infantil como importante meio de expressão e comunicação humanas. Assim sendo, as salas de aula devem ser "laboratórios" para as crianças, pois é o local propício para exploração, reflexão, ação e elaboração dos verdadeiros sentidos de suas experiências.

Leia mais